domingo, 2 de setembro de 2012

PASTORAL FAMILIAR



"Em cada Diocese, vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero, o Bispo estará 'fazendo um investimento' altamente compensador, estará construindo, a médio prazo, a sua Igreja particular, à medida que der máximo apoio a uma pastoral."
João Paulo II, julho/1990, aos Bispos brasileiros em Roma
O que é?
A palavra "pastoral" está ligada a "Pastor", aquele que zela e cuida. A Pastoral Familiar atua na formação da pessoa humana e da instituição familiar.

A Pastoral Familiar é ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo a evangelização das famílias.
A Pastoral Familiar se destina a toda pessoa, independente de sua situação familiar. Tem o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e dignidade de cada pessoa. Todos estão incluídos.

Como começou
No concílio Vaticano II começou-se a delinear na Igreja uma proposta inspirada para esforços da evangelização da família. Desde o início de seu pontificado, o Papa João Paulo II tem dedicado atenção especial à Família.

Em 1981, no 4º. Sínodo dos Bispos, o Sínodo das Famílias, foi promulgado a exortação apostólica "Familiaris Consortio" - A Missão da Família no Mundo de Hoje.
Nesses anos foram realizadas muitas ações pela Igreja da América Latina. Mas, percebe-se, que a missão da Pastoral Familiar é muito maior, urgente e indispensável.

Nossa missão é evangelização e promoção humana e social da pessoa e da família.
É imprescindível realizar articulação, dinamização e orientação de ações em favor da família e da vida humana em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural, e promover seu acolhimento, promoção e defesa contra qualquer forma de violência.
A Pastoral Familiar possui quatro metas fundamentais e imutáveis:
_Viver e crescer na fé e aperfeiçoar-se como comunidade;
_Ser santuário da vida;
_Ser célula primeira e vital na sociedade;
_Ser Igreja doméstica e missionária.
Objetivo
A Pastoral Familiar tem como objetivo uma adequada e exaustiva evangelização da família para que, educada no amor, ela possa ser transmissora da fé, formadora da personalidade, promotora do desenvolvimento e do senso comunitário. A Pastoral Familiar atua de maneira orgânica, trabalha em sintonia com outras pastorais, movimentos e serviços familiares, presta ajuda a todos e sabe se aproveitar das oportunidades oferecidas ao seu campo específico de ação pastoral.
Formação de Agentes
Não se pode atuar no ministério de ajuda e promoção das famílias e da pessoa humana sem estar preparado. Na realidade de hoje, diante das diversidades de situações vivenciadas por nossas famílias, é imprescindível um investimento bem orientado no estudo e na reflexão para uma evangelização eficaz e apta a servir o desenvolvimento da família brasileira.
Para capacitação de agentes, a Pastoral Familiar criou o Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar - INAPAF, uma escola destinada a promover a formação de agentes para Pastoral Familiar e ajudar na vivência dos valores que edificam a pessoa e a família para o bem da sociedade.
Como está Organizada
A Comissão Episcopal Pastoral para Vida e a Família da CNBB é responsável pela estruturação geral da Pastoral Familiar no Brasil.
Como o intuito de auxiliar no alcance dos objetivos propostos, foi instituída a Comissão Nacional da Pastoral Familiar - CNPF composta pelo Bispo Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, pela Acessória Nacional, pelo Casal Coordenador Nacional, pelos Bispos e Casais representantes da Pastoral Familiar nos 17 Regionais da CNBB e pelos Representantes Nacionais dos principais Movimentos, Institutos e Serviços Familiares.
Baseada na realidade brasileira e na experiência eclesial, a Comissão Episcopal Pastoral para Vida e a Família propõe a seguinte organização em nível diocesano e paroquial:
_Setor Pré-matrimonial: atua na preparação para o matrimônio. Tem o desafio de promover a educação continuada para o casamento.
_Setor Pós-matrimonial: promove a formação constante para a vida conjugal, familiar e sócio-comunitária.
_Setor Casos Especiais: desenvolve serviços de ajuda e promoção das pessoas e das famílias em situações difícieis ou delicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário