segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O REINO REVELADO AOS SIMPLES

Jesus foi extremamente crítico de certos mestres de sua época pela maneira como tratavam os discípulos. Tendiam a ser rigorosos, moralistas e intransigentes, com um legalismo insuportável. Os discípulos acabavam por ser sufocados por tanta exigência ficando sem espaço para iniciativas pessoais. Tudo estava previsto, determinado e regrado. Reclamar ou rebelar-se eram possibilidades remotas. Seriam expulsos da escola sem nenhuma chance de apelação.
A prática de Jesus seguiu uma direção diferente. A relação com os discípulos baseava-se no amor e no respeito. Nada de tirania ou de atropelamento da liberdade. Não lhe importava submetê-los a regras estritas e, sim, criar neles atitudes compatíveis com quem se sabe amado por Deus. Os discípulos eram motivados a ser solidários entre si e com os mais necessitados, a exemplo do Mestre.
O jugo apresentado por Jesus era suave e o peso, leve, por serem caminho de crescimento para os discípulos, por ajudá-los a se tornarem mais humanos e sensíveis. Formar personalidades rígidas fechadas para a bondade, corresponde a impor-lhes um jugo pesado e um fardo difícil de ser carregado. Jamais poderá ser feliz e estar de bem com a vida quem se vê em semelhante situação. Isto Jesus não queria para seus seguidores!
Os discípulos de Jesus devem estar atentos para não ser oprimidos. Nas comunidades cristãs, é grande a tentação de implantar o moralismo e a intransigência, condenados por Jesus. Urge não permitir a ninguém ocupar o lugar do Mestre Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário